segunda-feira, 25 de março de 2013

Aroeiras poderá ter água em oito dias, assim os governantes queiram, diz vereadores






Em visita organizada entre os vereadores de oposição e situação, onde foi convidado o prefeito Miltom, mais por motivo desconhecido, não compareceu para essa visita junto com os vereadores, nos principais pontos, onde estar os problemas da falta do abastecimento de água em Aroeiras.
Vários locais foram visitados, residências que tem ligações de água extraída do cano principal, como também, local de captação e bombeamento na barragem Acauã.
Abel, representando moradores das comunidades de Pedro Velho e Riachão, nos falou: “Eu acho muito positivo, quando os vereadores da situação e oposição une-se para ver em loco que o problema da falta de água em Aroeiras não é culpa de Pedro Velho ou Riachão, e poderão ver que, é só por conta do sistema de capacitação de água, que esta precário, se trocarem a bamba o problema estar resolvido. E o que eles viram aqui, é que a situação por água é tão critica, que Riachão e Pedro Velho estar passando o mesmo problema que Aroeiras, sem água. e nós perguntamos, pra onde estar indo essa água que esta sendo bombeada com essa adutora, então é um engodo, não esta sendo bombeada essa água que pensamos estar, devido a incapacidade de captação da bomba que esta as margens da barragem. O governo deveria ver isso, ou colocar de volta a bomba que existia quando foi feita essa adutora. E quanto a visita dos vereadores, estou achando muito importante, teremos bons resultado, enquanto o prefeito que se diz administrador de nosso município não o interesse de vim, já que foi convidado câmara, ele ignorou, talvez por outros motivos superiores, que eu acho, que esse é muito mais importante e urgente que ele deveria ter dado prioridade,  assim como os outros vereadores que não compareceram a essa solidariedade com todos os munícipes, não só de Aroeiras como também de Gado Bravo”.
O vereador Eduardo Vasconcelos (Dudu), disse: A causa aqui é maior que, qualquer sistema político ou causa política, os vereadores hoje tem uma postura e conduta voltada a política de soluções para os problemas do povo. Era necessária essa visita, pelo menos pra mim, creio que para os outros vereadores também, que não conhecia a situação destes locais, que visitamos, como descobrimos que, as maquinas que trabalham hoje, são as mesmas de 1992, que seria para abastecer em media 300 casas, e hoje só em Pedro Velho é mais do que o triplo. O que podemos comprovar é que só com a nova adutora, mais, para o momento, se houver uma adaptação, será suficiente para abastecermos as cidades de Aroeiras e gado Bravo. A demonstração que foi feita, deu pra ver que, o problema maior não é os foros dos canos e sim, uma bomba que é a da barragem, a proporção é bem inferior do que a bomba que estar em Pedro Velho, e esta comprovado que se houvesse essa adaptação a água chegaria a Aroeiras, provisoriamente mais chega sim. E podemos comparar que, um investimento em carros pipa sai mais caro do que colocar uma bomba com mais potencia e canos adequados para vazão.
Só dois vereadores da situação estar presente, como vocês se sentem assim?
Aqui, eu estou representando meu mandato, não estou representando situação, não estou representando ninguém, até porque sexta-feira na câmara, todos foram convidados, não sei a ocupação dos outros, mais creio que estamos aqui por uma causa maior, e isso é o pontapé inicial para que a câmara de vereador comesse a ajudar a solucionar os problemas, deixando de lado a questão política, pensando como adulto, como pessoa responsáveis, eleito pela maioria do voto popular para representar o povo, e temos que deixa de lado a politica e pensar em ajudar a solucionar os problemas, e estamos aqui fazendo a nosso parte”.
Já o vereador Eraldo nos falou: “Hoje, eu pude comprovar que, a falta de água em Aroeiras, não foi totalmente por conta dos furos feitos nos canos. Trocaram a bomba que tinha uma capacidade maior e colocaram uma menor, já é uma falta a mais, no sistema de filtragem dessa água é antigo, e hoje, a capacidade que é de 150 milímetro, estar chegando 70, ou seja, 50% menos do que deveria. E o que vim lá, se fizer uma umas correção, dá pra chegar água em Aroeiras em caráter emergencial, se colocarem a bomba com mais potencia para jogar até o sistema de filtragem, essa água irá chegar na cidade. Resta levar o problema para ser solucionado, com os representantes da CAGEPA e do governo do estado, assim como fizemos hoje, nos unimos para ver o problema e levar ao conhecimento do responsáveis para dar a solução do abastecimento de Aroeiras. E o problema que vimos lá, é muito simples de se resolver, basta interesse por parte do governos. Onde a bomba se encontra, ela estar bombeando 50% de lama, ao invés de esperarmos por uma adutora que já faz mais de ano que não começa, deveriam colocar essa bomba e tudo estaria seria resolvido, mais o interesse político não existe, em quanto os governantes estão ganhando muito dinheiro com carros pipa, o povo estar sofrendo. Em primeiro lugar, a CAGEPA fazendo o seu papel, que é colocar a bomba mais pra dentro da barragem.
Não podemos espera pela adutora, o que se precisa é ação imediata, pra se ter idéia, de 42 carradas de canos para nova adutora, só chegou uma, e nada de se iniciar essa construção, acho que o povo não merece estar pagando 200 ou 300 reais por um carro pipa, e o governo deveria abraçar essa causa, o prefeito ter mais força de vontade, e unirmos até o fim. Essa visita foi levantada pelo vereador Mario, e não poderia ser melhor essa visita, só assim, vimos de perto que na realidade não estar faltando água e sim, força de vontade de resolver o problema.
E aqui eu agradeço aos vereadores por essa união, em prol do povo, e ao site Aroeiras On-Line, por estar acompanhando essa visita, onde todos terão acesso aos vídeos, mostrando a realidade do que aqui, estamos vendo, e que o povo tiram suas conclusões e vejam que o maior problema da falta de água em Aroeiras, é simplesmente, a falta de interesse político desses governantes, que estão deixando o povo sofre”. Concluiu.
O presidente da Câmara, vereador Iranildo, nos falou: "Minha maior felicidade estar sendo essa, dos nosso colegas ter aceito a proposta do vereador Mario, e unidos, oposição e situação, ter vindo até aqui para que seja visto de perto que Aroeiras tem capacidade de estar com água em oito dias, e agora. Vamos agora buscar a superintendência da CAGEPA, deputados e representantes do governo, para que se tome de urgência, uma providencia de imediato, porque o povo de Aroeiras não pode estar sofrendo por falta de água, se há condições de ter em suas casas através do abastecimento, e isso ficou comprovado que pode ser feito já. aos nobres vereadores que abrasaram essa causa, e aqui estão, outros que não puderam vim, agradeço em nome de todos, isso foi muito nobre por parte dos que estão interessados a resolver esse problema, agora, vamos procurar aCAGEPA, deputados e o governador para que seja posto em pratica, o que pode ser feito de imediato para socorrer a todos de Aroeiras e Gado Bravo, resta a CAGEPA e o Governador fazer sua parte".
estiveram nessa visitas os vereadores: Eraldo, Cacau, Lula de Miro, Mario Barbosa, Dudu e o presidente da Câmara Municipal, vereador Iram. e Representando o povo da região, Abel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário