quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Projeto Concertos do Nordeste abre inscrições para grupos de música erudita



Desde o dia 3 ao dia 19 de janeiro, os grupos podem se inscrever para o projeto que vai levar a música erudita à população de Fortaleza, interior do Ceará e Paraíba
 Mostrar que a música erudita precisa ir além dos ouvidos estudados, levar essa música a massa da população e consequentemente aproximar o público nordestino de um estilo pouco conhecido, pois tem carência de divulgação. Esse é o objetivo dos Concertos do Nordeste, um projeto que vai levar grupos de música erudita da região Nordeste para as cidades de Fortaleza, Juazeiro, Crato no Estado do Ceará, Cajazeiras e Sousa, na Paraíba.

A primeira fase desta ideia começa com as inscrições dos grupos a partir do dia 3 de janeiro e segue até o dia 19. Qualquer grupo da região Nordeste pode participar e enviar o material de trabalho. Através de uma curadoria, que será realizada no final de janeiro, o projeto irá selecionar oitos concertos para as cinco cidades nordestinas.

“Queremos levar a música erudita para um público que não tem acesso a este tipo de música. Por isso os shows são gratuitos e em locais abertos ou que possamos ter um grande público”, explica Ivan Ferraro, Presidente da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc), responsável pela realização dos shows.

Os shows desta primeira edição do Concertos do Nordeste acontecerão nos finais de semana de 22 e 23 de fevereiro e, 1º e 2º de março. Em Fortaleza haverá shows nos quatro dias de evento sempre no Theatro José de Alencar, enquanto as demais cidades terão pelo menos dois dias de shows. O Centro Cultural do Banco do Nordeste será o palco tanto em Juazeiro, como no município de Sousa, enquanto o Centro Cultural do Araripe abrigará os shows do Crato; e em Cajazeiras uma das praças da cidade receberá os músicos.

Os grupos poderão se inscrever através do site Toque do Brasil, rede de oportunidades que visa dinamizar e fortalecer laços entre os elos da cadeia da música, facilitando o encontro entre artistas e produtores culturais , muito produtiva como ferramenta de trabalho. Os grupos terão que abrir seu perfil na rede para poder se inscrever na oportunidade Concertos do Nordeste. Os músicos terão cachê e todo suporte logístico proporcionado pelo evento.

Para somar ao evento, os shows contarão também com grupos representantes das raízes culturais nordestinas. Neste caso serão convidados grupos de renomes na região Nordeste, mas ainda serão definidos pela organização. Na programação ainda, uma série de oficinas e painéis de debates com temas relacionados ao universo da música erudita e da música que busca a tradição popular nordestina serão ministradas gratuitamente em todas cidades participantes.

Concertos do Nordeste é uma co-realização da Prodisc e da Casa Fora do Eixo Nordeste e tem patrocínio  do Banco do Nordeste do Brasil através da Lei de Incentivo á Cultura.

Serviço
Inscrições Concertos do Nordeste
Data: 3 a 19 de janeiro
Informações: (85) 3262-5011

Nenhum comentário:

Postar um comentário