domingo, 19 de agosto de 2012



120 dias do SAMU em Aroeiras, dados que chamam atenção
Desde sua implantação em Aroeiras, o SAMU vem mostrando o quanto se faz necessário e importante, uma cidade ter a assistência desses profissionais e viaturas que salvam vidas.
O SAMU esta instalado em Aroeiras, mas tendo como responsabilidade de atender as cidade de Gado Bravo, Umbuzeiro, Barra de Santana e Alcantil, além de Aroeiras, isso com a USA (Unidade de Saúde Avançada) a UBS (básica) dá suporte a cidade de Gado Bravo, o motivo é que, os outros município já existe básica, so não Gado Bravo, e quando requer socorro urgente, os pacientes são encaminhados cidade de Queimadas ou Campina Grande.
Os atendimentos feito pelo SAMU em Aroeiras, em muitos casos, a viatura já chegou em sítios de difícil acesso, estradas quase impossíveis de transitar carro comum, e mais difícil pra viatura do SAMU, e mesmo com as dificuldades não deixa de fazer o socorro ou atendimento.
Uma enfermeira da equipe do SAMU, nos explica que: Nesses casos de pacientes que moram no sitio e que tem carro por perto, que esse carro traga o paciente ao encontro da viatura do SAMU, para que o atendimento possa ser mais rápido.
Sobre os trotes feitos para o SAMU: os trotes estão existindo em Aroeiras, e a maioria desses trotes é feitos por adolescentes, a equipe do SAMU já esta organizando para uma campanha de conscientização, e esse trabalho terá inicio nas escolas, começar a conscientizar pelas crianças e jovens estudantes.
E quando se há um trote, deixa em risco uma vida que possa precisar de socorro urgente e não poderemos fazer nada, porque iremos esta fazendo um socorro falso, e com isso, há o perigo de alguém morrer por conta de um trote, trote é crime, e quando alguém liga pra central da SAMU, o numero fica registrado e o procedimento é que, se alguém ligar novamente pedindo o socorro do SAMU, não iremos mais, porque o numero já está registrado como trote.
Queremos deixa as pessoas conscientizadas e que acham que o SAMU é pra atender á tudo, onde na verdade, o SAMU esta voltado para os casos de urgência e emergência, ou seja, Trauma, coalizões ou acidentes de carro, moto, picada de cobra ou de animais similares, queimaduras, crise hipertensivas, crise de diabetes, trabalho de parto, choques elétricos e emergências psiquiatras, estando desses critérios podem chamar o SAMU através do numero 192, que será atendido de imediato. Agente esta sofrendo muito pro problemas que são de PSF e as pessoas estão chamando o SAMU, não conseguem entender que o SAMU é pra caso de urgência e emergência.
Estatística de Maço á Junho:
- USA = 81
- USB = 212
Total = 293
Casos:
1)   Clínico = (158)
2)   Trauma = (67)
3)   Obstétrico = (17)
4)   Psiquiátrico = (09)
5)   Pediátrico = (13)
Ocorrência que não geraram atendimento = (27)
As queixas mais solicitadas:
1º lugar: passando mal ou crise hipertensiva = (54)
2º lugar: queda de moto = (33), sendo três dos caso usando capasetes, os outros 30 sem capacetes
3º lugar: trabalho de parto
4º psiquiátrico =(07), sendo dois por surto psicótico
5º lugar: dor ou febre = (07)
Na conversa que tivemos com a equipe do SAMU, foi chamada a atenção aos casos de acidentes, que na maioria deles, são devidos os grandes números de animais soltos na pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário