domingo, 29 de abril de 2012

Seca em Aroeiras provoca morte de peixes em açude



seca no município de Aroeiras vem atingindo a população em geral,
 trazendo um antigo sofrimento
gravado na historia e na memória de muitos que vivencia esse fato em nosso município.
Hoje o que nos chama atenção, é o fato de um dos maiores açude do município, se encontra apenas como 25% de sua capacidade de água, onde esta morrendo todos os peixes. E o que comprovamos não deixa duvida de que em poucos dias as águas desse açude ira ficar podre e impróprio para qualquer uso, motivo da seca que assola essa o município, e o oxigênio da água que esta acabando.
Encontramos muitos pescadores aproveitando a oportunidade para pescar os peixes que ainda resiste nas águas que já começa a apodrecer.
Outra imagem que nos chamou atenção foi a dos urubus disputando o espaço entra os pescadores, em todo o momento em que estivemos no local, os urubus estava sempre perto dos pescadores, e a cada lance da tarrafa que se dava muito peixes mortos que ainda se encontram preso a lava, começavam  boiar, são imagens nunca vista nesse açude, e nem por nós que estivemos lá.
Uma situação lamentável, porem, o outro lado da moeda é que, com as pessoas pescando, diminui a quantidade de peixe no açude e com isso o resto de oxigênio que existe na água, ira contribuir por mais alguns dias para que essa água ainda seja aproveitada ao máximo, antes que apodreça de vez.
O açude Epitácio pessoa “açude novo” ou “açude da serra”, construído em 1930, já secou uma vez e com a estiagem na região, corre o risco de seca outra vez, vale lembra que esse mesmo açude nunca foi limpo, hoje se encontra mas da metade com lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário