domingo, 29 de abril de 2012

Projeto “Agua doce” beneficia 96 famílias com mais 700 quilos de peixes



O projeto “agua doce” que foi implantado no distrito Cachoeira Grande município de Aroeiras, vem mostrando os seus resultados satisfatórios.
O projeto tem como objetivo principal trazer para as famílias daquela comunidade, a água potável, que antes era muito escassa, hoje, o projeto beneficia 96 famílias tendo água doce e muito bem tratada nas torneiras.
Para que se aproveite a água que é dispensada logo após do tratamento, foi criada três piscinas que serve como criadouro de peixes, sendo mais um dos benefícios que o projeto trás para os assentados naquela comunidade.
O processo de criação das Tilápias tailandesas, tambaquis e carpas, são acompanhados por um engenheiro da EMPASA, Dr. Celso Duarte, e explicou que: o acompanhamento é feito mensalmente, onde os peixes passam por um processo de pesagem e medição, e com para que os peixes sejam capturados no tamanho ideal para o consumo, tendo em vista que esses peixes não se reproduzem aqui, eles são apenas criados nessas piscinas.
Lembrando que todo o processo é acompanhado pela EMPASA, Os alevinos são doados pelaEMPASA, e depois de certo período os beneficiários tocaram a frente esse projeto que só trás benefícios a todos.
Como a meta já esperada e que chegamos foi de, 700 Kg de peixes no período de quatro meses, esses peixe são apenas para a comunidade. Aqui tem espaço para poder se fazer mais duas piscinas, e com isso, esses peixes seriam comercializados e exportados, e de mas de uma tonelada por ano, passaria para de três toneladas.
Conversamos com a senhora Edivalina, uma moradora do local, e perguntamos: de que forma esse projeto esta beneficiando a comunidade? A mesma nos respondeu que: em todos os sentidos, principalmente com a água doce. Viviam sofrendo muito sem água doce, e com esse projeto que foi feito aqui, Deus nos abençoou, e hoje além da água temos o peixe.
foram comercializados,  mais de 700 Kg de peixe no local,acompanhada por um representante da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário