domingo, 29 de abril de 2012

Profissionais da saúde saem revoltados de sessão em Aroeiras



Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira, 20/04, onde professores e profissionais da área da saúde esperavam pela votação dos projetos de aumento para os professores acima do piso nacional de 20%, e para os da saúde, o projeto para que se pague a insalubridade, ansiosos, todos foram surpreendidos pela declaração do presidente da câmara, vereador Jailson falar sobre o aumento dos professores disse: desde já declaro a todos vocês professores que o projeto já esta aprovado mesmo sem ter sido colocado em votação, digo isso, porque é uma ânsia de todos vocês, e vocês estão dando o aval de que o projeto é pra ser aprovado, e assim será, segundo a vontade de vocês professores, tirando qualquer responsabilidade de nós vereadores se algo estive de errado nesse projeto.
Esse projeto que chegou ontem à tarde e não deu tempo de nem um de nós vermos como esse projeto esta, mas assim como querem será votado.
Dando continuidade a sessão, foi lido o projeto e colocado em discussão, em seguida os vereadores fizeram uso da palavra, o primeiro a falar foi o vereador Mario Barbosa, dizendo que: o município vem se superando a cada ano, como esta sendo na área da educação, e a atitude do presidente foi louvável em dar prioridade ao projeto e colocar em votação.
Em seguida o vereador Iran disse: não chegamos ao teto máximo que os da educação merecem, mas os professores estão de parabéns com esse aumento, e o que mais me surpreendeu foi à atitude do prefeito na reunião em perguntar a todos os professores se estava de acordo com esse aumento, e todos os professores falaram que, sim, e que nós vereadores deveríamos votar, e com isso deu a autonomia aos professores que tirando de nós a responsabilidade, nós deram o aval de votar nesse projeto sem ser lido, eu li, e o projeto este muito bom no meu ponto de vista, e vocês professores estão de parabéns.
Já o vereador Ricardo falou: esse aumento deveria ser abrangente aos contratados também, da forma que os concursado tem direitos os contratados também tem. O bom seria se eu tivesse tido tempo para melhor analisar, mas se assim vocês professores estão concordando com esse projeto, o meu voto será a favor do mesmo.
Em uso da palavra, o vereador Zé bodinho, falou que: esse aumento é mais do que merecido e justo para os professores, e que qualquer projeto que venha para essa casa que seja de aumento, se os vereadores estiverem na câmara será votado, mesmo que esse projeto chegue em cima da hora. Eu até falei pra Evandro: Evandro, esse aumento não deveria ser de 25%? E ele me respondeu que estava bom demais, e eu insisti em falar pra Evandro que, dava pra ser de 25%, porque se o prefeito ficar com esse dinheiro pra fazer o rateio no final do ano, deveria dar logo um aumento de 25% que seria mais justo. Outra coisa, já que os contratados não têm direito a esse aumento, pelo menos desse uma gratificação no contracheque desses contratados. E termino dizendo que é um prazer votando nesse projeto de aumento pra vocês professores.
Em seguida o vereador Jailson fez uso da palavra e disse: hoje a câmara se reúne pra votar um dos projetos mais importante que já se passou nessa casa, e como falou no inicio que esse projeto já estava aprovado. Em conversa com Evandro, ele me falava: Jailson, o bom é que esse aumento fosse pelo menos de 22%, assim falou o meu secretario Evandro. Porque todos os professores têm direito a esses 22%, isso era eu e Evandro comentando, não veio os 22%, o que veio foi os 20% e vocês estão de acordo e acham que é correto, nós vamos votar, e digo! Já está assinado por mim como aprovado, inclusive segundo com informação do presidente do sindicado de vocês, que mesmo que fosse de 1% nós deveríamos aprovar no meu entendimento a prefeitura deveria chegar isso a 25% para favorecer os demais quadros da educação, e vários projetos de adequação já se passou aqui, mas não favoreceu a nem um que favoreça aos demais funcionários, e peço ao vereador Mario que leve essa proposta ao prefeito para que der também a merendeira, faxineira e outros que não estão sendo beneficiado com esse projeto.
Outro assunto que estava sendo cobrado do vereador Iran ao presidente Jailson, é que, o executivo mandou um projeto pedindo para que o município comprasse uns instrumentos musicais que iria servi para as bandas escolares e também para a banda filarmônica do município, porem, esse projeto foi enviado para câmara e não foi colocado em pauta, a data para execução do projeto ter sido apresentado e votado já se excedeu prejudicando não o projeto, mas as escola e a banda filarmônica que não iram receber esse instrumentos que deveria ser comprado com preço excessivos.
Á respeito o vereador falou: esse projeto de aumento para os professores, estava mais do que na hora para que isso acontecesse, são eles que por muitas vezes passam por humilhação as vezes em sala de aula por alunos, esse aumento é muito justo, e já que estamos presidente, falando em aumento para os funcionários, para darmos exemplo de que todos merecem, já esta na hora do senhor colocar um aumento para todos os funcionários da câmara, também são dignos de um aumento de 30%.
O projeto para os professores foi votado e aprovado por unanimidade, os demais ficaram para próxima sexta-feira.
Outro que chamou atenção foi o assunto do projeto de insalubridade para os profissionais da saúde, e o presidente falou que não é contra o projeto, porem, o mesmo já existe, e o que se deve ser é um pedido ao prefeito para que se faça uma adequação e o mesmo terá o maior prazer já que o mesmo trabalha muito pela saúde, o vereador Zé Bodinho falou que também não é contra, mas que se traga uma adequação e que se o prefeito é tão bom, deveria cumpri com os compromissos para com os profissionais da saúde, já que deu o aumento para a educação porque não baga a insalubridade aos da saúde que é lei. Concluiu o vereador.
O vereador Mario Barbosa falou: esse requerimento deveria ser apresentado e votado hoje mesmo, não é fácil para os que trabalham na área da saúde correndo risco e não esta recebendo o que direito tem que é a insalubridade, acrescentou, é lamentável o nobre colega em justamente em que se trata de projeto ou requerimento pra ser votado, o colega se retira da sessão, e todos sabem que é contra as normas, um vereador se retiram nesse momento, no grande expediente poderia, mas não quando se encontra projetos em votação, eu estou decepcionado com essa atitude.
(OBS) o vereador Mario Barbosa falava da atitude do Vereador Ricardo Marinho que se retirou para resolver assuntos pessoas e deixou a câmara sem espera o momento de votação.
Sobre preção o requerimento foi posto em votação para ser ou não colocado em discussão, e por quatro votos contra três, o requerimento sobre a insalubridade foi adiado para ser apreciado, deixando os profissionais da saúde que se encontravam na câmara, um pouco revoltado, e antes que os ânimos aumentassem, foi declarada a sessão.
Ao sair do plenário, conversamos com o presidente Jailson sobre o assunto do projeto da insalubridade para os profissionais da saúde, o mesmo nos falou: Rômulo, foi colocado um requerimento pelo o vereador Iran, é uma solicitação feita para o prefeito sobre a insalubridade da saúde, mas o que prevalece mesmo é a lei, só que essa lei já existe, é uma lei de 20%, agradeço ao vereador Iran de relembrar, é uma lei que foi votada em 2010, só temos que espera a boa vontade do prefeito cumpri com o seu papel que é de executar o que foi aprovado há dois anos, essa lei já foi sancionada só que não foi colocada em pratica, o legislativo já fez sua parte desde 2010.
O vereador Iran, com a lei em mãos, nos falou: Rômulo, o que esta aqui em minhas mãos é a lei em que o presidente se refere porem, essa lei esta dando a insalubridade aos agentes comunitário de saúde e não aos profissionais da saúde, e esse requerimento que tentei apresentar, é para que se criasse uma lei para abranger para os profissionais da saúde, erra é humano é o presidente errou muito, dizendo que a assessoria dele é de auto nível, eu desconheço que seja de auto nível, porque passar uma aberração dessas que passaram pra ele não existe, ele deveria presta mais atenção não coisas e não abri a boca sem saber do que esta falando, e o que ele falou foi em uma hora errada confiando na sua assessoria, ficou muito a desejar.
Eu apresentei uma indicação para que o prefeito mande um projeto pra câmara dando os direitos a esses funcionários da saúde a insalubridade, não só os da saúde, mas a todos que tem esse direito, fica aqui a minha tristeza pela informação que foi passada para o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário