domingo, 29 de abril de 2012

Palestra de Saúde e Prevenção lota UBSF VI no conjunto do campo


Estivemos no PSF do conjunto do campo, onde estava acontecendo uma palestra de orientação e prevenção de doenças. Semana passada aconteceu com um grupo de homens razoável, hoje, a palestra aconteceu com as mulheres, as que mais procuram os PSF, levando em conta que, o homem é que menos se preocupam com sua própria saúde, mas esse tabu esta sendo quebrado com o trabalho dos PSF em nosso município.
Conversamos com a enfermeira chefe Rayssa Farias, da unidade do PSF conjunto do campo, onde aconteceu esse trabalho. A mesma nos falou: Desde já agradeço o trabalho que você vem desempenhando em transmitir o nosso trabalho não só para a comunidade mais para todos os leitores do site Aroeiras On-Line, e de uma forma mais direta onde todos acabam tendo conhecimento do que fizemos aqui em nossa UBSF VI.
Nós da equipe do PSF conjunto do campo, sempre estamos buscando o melhor para toda a comunidade, e esse mês trabalhamos em cima da campanha contra o câncer de próstata no homem e contra o câncer de colo do útero na mulher entre outros, como também um trabalho de orientação e prevenção que destacamos aqui em nossa unidade, tendo a orientação da necessidade de se fazer os exames.
Na quinta-feira passada 19/04/12, fizemos aqui um trabalho com os homens, com o tema (Não tenho vergonha), isso foi feito para se quebra a barreira de preconceito que existe ainda pra que o homem procure fazer seus exames regularmente, e esse dia nós conseguimos proporcionar aos nossos pacientes, uma liberdade onde ficou muito a vontade para nos perguntar, ouvir e com isso ganhamos todos, tanto os que estão orientados e se prevenindo como para nós que trabalhamos nessa área da saúde. Participaram desse encontro que aqui fizemos toda a equipe da PSF, os cincos agentes de saúde comunitários, a Marinalva, Leninha, Eunice, Luquinhas e Cleidinha, a dentista Gloria, Katia Cristina ACD, recepcionista, a medica Dr. Stela juntamente comigo, e fizemos um dia de palestra contra o câncer de prostra.
A quantidade de homens que compareceram para essa palestra me surpreendeu, devido as suas ocupações o homem não vem sempre a unidade de saúde, sempre é mais as mulheres, mas fiquei satisfeita com o que aqui estiveram para escutar, tirar duvidas e o mais importante é que muitos já marcaram pra fazer seus exames. Nós já solicitamos na unidade os exame PSA livre total, eles gostaram muito da palestra, e encamiamos cada um ao setor adequado para cada paciente. No dia do homem e hoje com as mulheres, junto com a secretaria de saúde e o apoio da prefeitura, distribuímos brindes, foi uma palestra com dinâmica, e isso foi uma forma de parabenizar a atitude de o homem ter vindo ao PSF.
 Sobre a palestra para as mulheres, decidimos fazer a palestra para as mulheres separada, porque é uma forma da paciente se sentir mais a vontade, falamos da saúde reprodutiva e do sistema reprodutor, com temas relevantes a respeito da saúde da mulher, onde falamos sobre câncer de mama, câncer do colo de útero. Foi explicada a maneira de se fazer o exame ginecológico, foi também o autoexame da mama, hoje foram feitos inúmeros exames ginecológicos como você pode observar aqui, como posso falar que batemos o nosso recorde hoje de exames, e a Dr. Estela, realizou o autoexame das mulheres, em alguns casos foi pedido o exame da mamografia, explicamos sobre esses exames ginecológicos que é de suma importância pra saúde da mulher, onde todos possa saber que o PSF promove a prevenção e promoção da saúde, e com os exames feitos podemos diagnosticar a doença precocemente e possamos evitar cirurgias, possíveis retirada de órgãos, detectando precisamente essas doenças, falamos dobre algumas DST que pode provocar o câncer futuro como HPV.
Concluímos o dia com bastante sucesso, com mais um de nossos eventos que sempre fazemos aqui na unidade VI, como foi realizada em dezembro a primeira caminhada da saúde aqui na cidade, onde compareceram aproximadamente quinhentas pessoas só de nossa área. Aproveito para agradecer a toda nossa equipe, as equipes dos demais PSF que contribuíram, a secretaria de saúde junto ao apoio da prefeitura, e principalmente a comunidade, os usuários que ponderam participar.
Fazemos esses eventos para dar um dia diferente aos nossos pacientes para não cair nas mesmices, tudo com o apoio de todos que citei, e também agradecer a você Rômulo, pela compreensão de esta sempre disponível a divulgar o bem em um meio de comunicação tão conceituado como o Site Aroeiras On-Line, ajudando as pessoas que precisam desses conhecimentos de prevenção em especial aos homens, que precisam quebra esses tabus ainda existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário