quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ministério Público e Conselho de Medicina Federal e regional realizam fiscalizações em PSF de Aroeiras e Gado Bravo


Na manhã dessa quarta-feira, 28/10, o MP-PB junto com órgãos da saúde fez visita ao PSF que funciona no prédio do hospital em Aroeiras, o motivo dessas visitas segundo os membros da fiscalização de saúde, foi a convite do próprio Ministério Público de Aroeiras.
Conversamos com um dos fiscais que nos falou: fomos solicitados para fazer inspeção nos PSF dos municípios de Aroeiras e Gado Bravo, e aqui em Aroeiras nós constatamos que um PSF esta funcionando parcialmente dentro das instalações do hospital que se encontrava fechado e agora esta com essa unidade do PSF e um atendimento emergencial, e esta misturada as duas ações de forma que têm horas que não se encontra enfermeiro no hospital, esta apenas funcionando com apenas técnico em enfermagem, e isso é irregular, é proibido por lei,  tem que existir um enfermeiro formado para esta sempre supervisionando, então se vai haver apenas um funcionário de enfermagem, tem que ser um enfermeiro formado e não técnico ou auxiliar, essa é a questão mais grave com relação ao hospital. Sobre o PSF é a instalação que é inadequada ainda, de forma que esta funcionando de forma dividida, odontologia em um local e a enfermagem em outra, não tem as características ideais de PSF que é funcionar de forma uniforme, a equipe em um só local, o acesso fácil à comunidade, então esta apresentando irregularidades nesse ponto. O atendimento da enfermeira está correto e esta seguindo as normativas do ministério da saúde, toda via tem essas irregularidades que citamos.
Mas alguma irregularidade possa chegar a ser interditado o PSF?
Teria de interditar o atendimento do hospital, inclusive eles estão fazendo atendimento de sutura, paradas, e não tem enfermeiro responsável por isso, esse trabalho no (hospital) é que pode ser interditado.
Em seguida conversamos com o prefeito Giuseppe e o mesmo trator sobre o assunto dizendo: essas visitas que estão fazendo é natural, e é em fiscalizações como essa que esta acontecendo, é que ficamos sabendo de coisas que antes estávamos sem saber, e nos abre os olhos, nos alerta para podermos corrigir algumas coisas.
Pelo o que eu ouvi de da entrevista de um dos fiscais, eles vieram atender um chamado do ministério publico para dar uma averiguada nos PSF de Aroeiras e Gado Bravo, e pelo o que eu ouvi dele, nosso PSF esta trabalhando regularmente, e o que ele falou sobre o hospital, todos sabem que hoje nós não temos hospital em Aroeiras, existe um PSF que esta em funcionamento no prédio improvisado, quer por sinal muito limpo e com higiene, e o que podemos fazer é espera o relatório deles para sabermos no que eles achou de  irregular no PSF, e tomarmos as nossas providencias no que eles determinarem em seus relatórios.
O PSF que esta em funcionamento no prédio do hospital, é porque onde o PSF se encontrava o prédio está muito deteriorado, e é um prédio antigo, quero repetir, esta funcionando dentro do prédio do hospital e não só hospital, porque não temos hospital e o mesmo se encontra fechado, e sim, só o prédio por em quanto, em breve ele estará funcionando, mas no momento não.
Sobre o PSF que ali se encontra, já estamos com os recursos no Banco do Brasil, que veio do ministério da saúde pra reconstrução daquele PSF que hoje esta funcionando dentro do prédio do hospital, ele vai ser construído em frente ao clube, onde hoje se encontra a fabrica, e será um prédio com estruturas modernas para supri as normas do ministério da saúde.
Uma coisa que nos postos de saúde não tinha em nosso município, hoje não temos que é o atestado e alvará de funcionamento, e hoje todos tem da vigilância sanitária do estado. Das ambulâncias do mesmo jeito, toda vez que vou emplacar é feita uma inspeção da vigilância sanitária nelas e recebe um selo de liberação, coisa que antes não tinha, e tudo isso é uma exigência minha como prefeito, porque quero que a coisa ante direito em meu município, porque assim me sinto acobertado e sem medo de fiscalização.
Prefeito, a maior reclamação sobre o PSF citado é sobre a parte de odontologia que esta separada do PSF.
Essa reclamação é bastante justificável, por quê? O PSF funcionava em um prédio precário, sem nem uma condições de funcionar o PSF naquele prédio, troucemos o PSF para o prédio do hospital, lá não se tem internamentos e nem cirurgias, é um prédio com mais higiene, tanto que fomos fiscalizados pela vigilância sanitária e foi aprovado, e se o prédio fosse para funcionar o PSF seria diferente, teria a sala do dentista, mas aquele prédio é um hospital e está improvisado como PSF, e se observarmos não está separado a odontologia do PSF porque estão todos dentro do mesmo terreno, não estão dentro do mesmo prédio, mas esta dentro do mesmo espaço, se acaso precisar do medico, o medico esta ali ao lado, e não podemos fazer uma sala de odontologia dentro de um prédio de um hospital que a partir de fevereiro estará funcionando, pra depois ser retirada essa sala, isso é jogar dinheiro fora, então já que vamos construir um novo PSF totalmente adaptado para o funcionamento como manda o ministério da saúde, colocamos provisoriamente o PSF dentro do prédio do hospital, evidente que vamos espera o relatório dessa fiscalização para que possamos apresentar os nossos argumentos de defesa também, acatar o que estiver de errado.
Prefeito, ontem eu estive no PSF que estava faltando medico, e que vinha trazendo transtornos para todos, e hoje se encontra uma medica, o atendimento ser aso a parte da tarde três vezes por semana, sobre esse PSF o que o senhor tem a falar?
Infelizmente Rômulo, nos vivemos essa angustia toda, quando se fala no profissional da medicina a respeito de contratação de médicos, isso não é só em Aroeiras, mas em todo o país, estivemos em reunião com o técnico da saúde responsável por todas as árias na saúde do Brasil, eu mas quatorze prefeitos questionava a ele o seguinte, quando eles vem fiscalizar o município, eles querem que o medico cumpra com a carga horaria de 8 horas por dia, 48 horas semanas, e expliquei que, nem um medico quer trabalhar como eles exigem, o medico quer trabalhar aqui pela manhã e a tarde no escritório dele, isso é pratica em todo o país, e no caso do PSF do conjunto do campo, foi feita essa exigência, e eu fique na seguinte situação, ou eu aceitava ao ficava o PSF sem medico, e com isso, o governo diminuem 40% do repasse da saúde. E pra manter esses médicos é muito difícil, nós temos apenas uma medica que já esta aqui em nosso município que é a Dr. Robéria do PSF lá de Pedro Velho, uma excelente medica, ela gostou de Aroeiras e aqui ela ainda esta, e muitos dos médicos sai sem avisar, a oferta de emprego pra medico é grande, e se eu pago aqui sete mel reais, e o município oferece sete e quietos, ele sai e não avisa e nós ficamos na mão sem saber o que fazer, quando ficamos sabendo que o medico não vem mais já tem se passado mais de semana, e pra arrumar outro demora, como foi o caso do sitio Batista, o medico saiu e não avisou, passou mais de três meses sem medico lá, e não é nossa culpa, é simplesmente a falta de medico no mercado de trabalho.
Hoje graças a Deus, estamos com os PSF 100% coberto com a chegada da Drª Priscila no PSF do conjunto do campo.
Rômulo, quero frisar uma coisa aqui, que foi uma matéria em que o Fantástico fez muito injusta, que foi sobre o SAMU, tudo bem! Faz um ano que o SAMU entregou as ambulâncias, esta parada e vai fazer um ano agora em novembro que recebi a primeira ambulância do SAMU, mas pro outro lado a politica que o governo federal estabeleceu para o funcionamento do SAMU e que o Fantástico fez a reportagem, mas não falou os detalhes, não depende só do governo federal, não depende só da prefeitura de Aroeiras, depende de três. Governo Federal, estadual e municipal, e você casar tudo isso é meio complicado. Veja só, se Aroeiras estiver com o SAMU pronto pra funcionar e a cidade de Natuba não estiver! Aroeiras não poderá colocar o serviço do SAMU em pratica, porque a portaria do ministério da saúde diz que, só pode funcionar o SAMU quanto todos os municípios que foram beneficiados com esse programa estiverem prontos e ligado ao sistema de Campina Grande é que podemos por em pratica, se faltar um, os outros por mais equipado que esteja, não poderá trabalhar com o SAMU. Talvez depois dessa reportagem o ministério da saúde possa estabelecer uma norma para aquele município que esteja pronto com o SAMU possa trabalhar. Pra você ter ideia, Cuité, Queimadas, esses municípios já estão todos prontos, mais não pode trabalhar por conta de uma norma politica de trabalho do governo federal.
Como algumas pessoas comentam, e eu não posso deixa passar em essa oportunidade, onde se encontra as ambulâncias do SAMU que o município recebeu?
Pois é Rômulo, essas ambulâncias se encontram guardadas, todas em uma garagem onde tem outras coisas da prefeitura, prefiro deixa elas guardadas em uma garagem do que deixa na frente da prefeitura levando sol e chuva e sem poder atender a população, eu deixando em frente a prefeitura só pra servi de amostra, acontece um acidente e passa uma pessoa e diz: puxa! Um acidente bem ali e essas ambulâncias aqui não vão socorrer, mas todos precisam entender que não posso colocar elas pra funcionar agora, se eu fizer isso o nosso município será penalizado pela própria portaria do ministério da saúde que proíbe, eu vi ambulância na reportagem trabalhando sem esta emplacada, com certeza aquele município será penalizado pelo o ministério.
Sobre o hospital, quando será aberto o atendimento para a população já que o prédio se encontra pronto, o governo do estado esteve aqui também se prontificou em praça publica que estaria trabalhando em conjunto com o município para abertura do hospital, o que esta faltando para que o mesmo seja aberto?
No que depende da prefeitura de Aroeiras, ele ira funcionar a partir de fevereiro, eu fechei convênios com o governo do estado para adquirir equipamentos para o hospital, que é os equipamentos do centro cirúrgico, mesa cirúrgica, foco cirúrgico, o carrinho de anestesia, uma serie de equipamentos cirúrgicos para o hospital, porque ali iremos realizar partos, cesariano se necessário, o convenio que o governo do estado nos privilegiou, nós focamos para o centro cirúrgico, porque a parte de construção a prefeitura vai fazer e no mais tardar em fevereiro esse hospital estará funcionando, é um sonho meu como prefeito de devolver a Aroeiras esse bem que pertence ao povo de Aroeiras, quero devolve-lo completo, para que as mães de Aroeiras possa ter seus filhos aqui em Aroeiras coisa que a muito tempo não nasce uma criança em Aroeiras, todas as criança estão nascendo em Campina Grande, e eu quero acabar com isso, e pela minha programação até o mês de fevereiro quero esta com o hospital funcionando.
Prefeito, muito obrigado, e suas considerações.
Eu é que agradeço Rômulo, seja mais uma vez bem vindo a nossa cidade que sei que você tanto ama, e vamos nos encontrar outras vezes para que possamos transmitir para o povo a verdade dos fatos através desse meio de comunicação que é o site Aroeiras On-Line e também do seu blog Aroeiras em Foco, porque sei Rômulo, que muitas vezes eu me coloco em sua situação, você como o homem da comunicação, o homem da imprensa, e muitas vezes as pessoas lhe reclama dizendo “ Rômulo! Ali tem tal coisa errada” e você vai lá, só que você tem a diferença, você vem sempre ouvir o outro lado, e chega pra me e diz “ prefeito, esta acontecendo isso e aquilo de errado em tal canto, você tem alguma coisa a dizer?” e eu estou sempre aqui pra lhe responder, e se possível a resolver muitos dos problemas, que as vezes não chega ao meu conhecimento a não ser através de seu trabalho, então, muito obrigado pelo o espaço, e mais uma vez seja lhe digo, se sinta abraçado por Aroeiras, pela prefeitura municipal de Aroeiras e por todos nós, e que é através de sua pessoa e seu trabalho, é que a população tira suas duvidas para com o poder público, Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário