terça-feira, 3 de abril de 2012

Câmara vota projeto de aumento de 15% dos professores sob pressão da classe


Em sessão realizada na sexta-feira, 17/06/2011, foi apresentado o projeto que dá  aumento aos professores de 15%, em seus vencimentos.Este projeto foi anunciado pelo prefeito em reunião realizada com todos os professores em 15/06/2011no colégio Jardirene.
O presidente da casa, vereador Jailson, se pronunciou dizendo, que não poderia colocar o projeto em pauta para ser discutido, tendo em vista que o regimento da câmara não permite que uma matéria seja votada quando esta chega na casa em cima da hora, como foi o caso deste projeto, que chegou na câmara um dia antes da sessão. Os professores que ali se encontravam, fizeram pressão contra a atitude do presidente, que logo em seguida os chamou  juntamente com os vereadores para uma reunião e, depois de alguns minutos de conversa com os professores, o presidente cedeu às pressões e prometeu colocar o projeto para ser votado. Ao iniciar a sessão, o presidente apresentou primeiro o veto feito pelo prefeito, que se trata da tarifa de iluminação pública. Os vereadores de oposição falaram que o prefeito estaria trabalhando contra o povo. Já os vereadores de situação, explicaram que: caso se retire esta cobrança das contas de luz, a manutenção da iluminação pública, também não mais seria feita pela prefeitura em nossa cidade, e que a responsabilidade ficaria por conta da empresa (ENERGISA).  
Após derrubar o veto do prefeito sobre a questão da tarifa de iluminação pública, o presidente colocou em pauta a votação do aumento para  os professores. Em seu pronunciamento,  o presidente Jailson explicou que, na realidade o prefeito estaria colocando a adequação do piso salarial nacional e não dando nem um aumento. Apesar de seus discursos desfavoráveis, os vereadores de oposição votaram pela  aprovação do projeto. Já os vereadores da situação enalteceram a atitude do poder executivo que, segundo eles, coloca os professores do nosso município em igualdade salarial com os demais professores de todo o território nacional. Ao final da sessão, os professores que ali se encontravam (mais de 40 professores se encontravam nas galerias), comemoraram mais esta vitória.  
 
NOTA:
 
Meses atrás, um projeto semelhante foi votado na câmara dando um aumento aos funcionários da casa, e até o momento os funcionários esperam por esse aumento que não chegou até agora.
Onde se posicionou o sindicato dos professores nessa situação? Não participou do projeto, não compareceu na sessão junto com os professores, e até o momento não se sabe se o mesmo ainda existe. Talvez na teoria ou nos papeis mas na pratica ninguém ver falar do tal sindicato.
Cabe agora ao prefeito cumprir o que foi dito para os professores em reunião, e pagar  com o aumento antes do fim deste mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário