quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Merenda escolar será fornecida pela agricultura familiar do município de Aroeiras

O representante do Ministério Agrário nos falou que, de todas as cidades que passamos, Aroeiras está de parabéns pelo grande número de agricultores que compareceram para essa reunião, é raro encontrar produtores e gestores juntos em uma mesma sala, conversar todo mundo, e Aroeiras se mostrou apta a entrar no mercado e essa parceria pode ser muito bem estruturada porque todos estão empenhados de mãos dadas.
Outras questões que destaco aqui, é que têm pessoas dos mais diversos lugares do município. Aroeiras está muito bem representada por agricultores, e esses agricultores estão mostrando que não há questão partidária.
Existem possibilidades de Aroeiras ser beneficiada com mais projetos semelhantes a esse?
Sim, isso aí Rômulo, vai depender muito da organização do município, ou seja, da sociedade civil para que jutos busquem ao gestor, políticas para o desenvolvimento local, tem muitas propostas que podem ser aplicadas, como eu estava explicando a uma representante de associação. O que eu quero é que os agricultores se empenhem e fiquem de olho na questão da chamada pública. Se organizem para que tenham acesso ao mercado e desejo boa sorte a todos.
O prefeito, satisfeito, comentou dizendo: A gente fica muito feliz de poder contemplar os agricultores de Aroeiras, esses homens sofridos de mãos calejadas, que muitas vezes não tem a quem oferecer o seu produto e às vezes não se preocupam em ter estoques porque não tem a quem vender. A prefeitura agora, através desse canal da merenda escolar, a gente vai estar comprando alguns produtos do agricultor familiar, isso é muito bom porque, antes a merenda escolar era comprada toda a grandes empresários e esse dinheiro todo ia embora do município, hoje 30% desse recurso nós vamos investir dentro do nosso município, investindo justamente na zona rural para aquele homem que sua  a camisa e tem orgulho de dizer que é agricultor. Essas pessoas agora vão poder negociar com a prefeitura, comercializar seus produtos, o feijão, milho, fava, frutas como umbu, que aqui tem em abundancia, pinha, goiaba, mamão. São muitas, e essas mercadorias não são comercializadas com a prefeitura, mas a partir desse ano já vai ser diferente, através de um cardápio que irá ser preparado pela nutricionista do município, a gente vai poder no decorrer de dez (10) meses de aulas vamos estar adquiridos vários produtos junto ao agricultor familiar, a exemplo do ovo de capoeira, peixe dos pescadores que estejam habilitados a ofertar seu produto que vai ser o filé de peixe, porque não podemos dar pra uma criança comer um peixe com espinhas, não é que seja proibido, mas é uma precaução nossa para com o aluno infantil, e esse projeto é uma forma de incentivar a produção local e de fazer com que esse recurso circule dentro do próprio município. Essa foi apenas a primeira reunião, na próxima iremos passar para os agricultores a relação dos produtos que vamos estar adquirindo junto a ele para a merenda escolar através desse programa de fortalecimento da agricultura familiar.
Para que o agricultor possa estar habilitado ao programa, existem critérios, cada agricultor familiar poderá comercializar com a prefeitura até R$ 9.000.00 (nove mil reais), então, qual a orientação do Ministério: é que esses agricultores formem grupos, de cinco ou dez pessoas para que haja um fornecimento constante. A gente fica muito satisfeito em estar oferecendo mais uma inovação, o nosso governo para o agricultor familiar no município de Aroeiras. Esperamos ter um respaldo da sociedade, do agricultor, para que a gente possa colocar em prática efetivamente esse plano que só vai fortalecer a agricultura familiar no nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário