sábado, 7 de agosto de 2010

Vereadores aprovam projeto que reajusta salários de professores



Na sessão de sexta-feira, 30/07/10, foi enviado à Câmara de vereadores, o projeto elaborado pelo executivo, dando o aumento salarial para os professores de 10%. Colocado em pauta, o projeto que, de inicio, os vereadores ainda chegaram a comentar que iria ser deixado para ser votado na sessão do dia 06/08/10, gerou uma discussão e o presidente deu um intervalo de 15 minutos. Alguns vereadores consultaram professores que estavam presentes na Câmara, e ao voltar do intervalo o projeto foi posto em votação e aprovado por maioria.

Tendo muitos comentários sobre o projeto 030, que é do aumento salarial dos professores, procuramos o secretário de Educação do município, Francisco Guedes, para que ele comentasse sobre o projeto, e ele nos falou – Rômulo, na realidade, esse projeto está causando uma certa dúvida de quem o divulgou de não ter conhecimento da causa. O que é que esse projeto traz em si em sua forma total? O piso salarial nacional é de 1024,67 reais, nós estamos oferecendo aos nossos professores um piso de 1176 reais, ou seja, 14,7% a mais do que o piso salarial nacional, isso para quarenta horas, e para vinte e cinco horas. Nós tivemos um aumento de 10%. Pra quem é professor e conhece o nosso quadro, nós temos seis tabelas, são três tabelas de 25 horas e três com 40 horas. Do piso anterior para o atual, ele teve um aumento de 47%, ou seja, saiu de 800 reais para 1176 reais, isso corresponde a 47% para os professores que têm carga horária de 40 horas. É verdade que são poucos ainda, mas com certeza eles terão um convite a mais para que o professor pense e ingresse na carreira de 40 horas, que é bom para eles e é bom para o município. Eu acredito que os professores estarão satisfeitos, tenho certeza que muitos professores irão repensar como trabalhar a Educação e vão abraçar a causa das 40 horas e, com isso, todos nós estaremos ganhando, tanto nós como gestores, como eles como professoras e toda comunidade em geral.

Secretário, esse projeto foi direcionado apenas aos professores, vocês têm algum projeto em andamento para beneficiar os demais profissionais da área da educação como faxineiros e outros?
É verdade, foi bem frisado e bem lembrado, esse projeto se refere simplesmente aos professores, que é a questão do piso nacional salarial, mas a preocupação nossa e do prefeito, é atender toda comunidade de membros da prefeitura, não só professores, não só funcionários como todas as secretarias, e o prefeito está fazendo um levantamento técnico e financeiro para ver que ponto ele pode chegar a esse percentual, não sei, ele é quem pode falar melhor sobre essa questão, mas eu tenho certeza que está em pauta, é um pensamento dele, não sei se para agora ou se pra um futuro próximo; Perguntamos ao prefeito se a prefeitura pensa em dar um aumento nos salários dos demais profissionais da educação, e ele nos respondeu – Claro! Nós pensamos em fazer isso, mas a dificuldade é muito grande, nós conseguimos dar esse aumento aos professores porque os recursos do FUNDEB que representam os 100% de todo o recurso do FUNDEB, 60% dele deve ser destinado ao pagamento dos professores, e o que se fazia no passado, não se utilizava os 60%, e nós estamos utilizando todos os 60% para o professor, e por isso não podemos dar os 10% aos professores que exercem a carga horária de 25 horas e os que exercem as 40 horas tiveram um aumento de 47%, e o aumento real para os professores ficou em 14 % acima do piso nacional. Nós conseguimos retroagir, o professor vai receber esse aumento do dia 1 de junho, o professor vai receber agora no mês de agosto o salário e o reajuste retroativo ao mês de junho e, em setembro o restante. Não vamos colocar essa diferença em um único contracheque, agora em agosto um e em setembro o outro. Dividimos para ficar mais maneiro para que possamos cumprir, e os professores merecem pelo trabalho que fazem, e o trabalho que eles fazem está no IDEB, em que a qualidade do ensino no município de Aroeiras conseguiu atingir, pela primeira vez em quatro anos, a meta exigida pelo IDEB, graças ao trabalho desses professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário